Criar Polylines Fechadas com Apenas Um Clique!
- João Luis
- 5 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
Certa vez, numa prova prática com prazo de finalização de 2 horas e apenas 1 questão (que consistia em cotar, nomear, calcular e inserir as áreas em cada lote de um loteamento de 20 lotes já desenhado, imprimir e entregar ao examinador), completei a prova em apenas 30 minutos e todos os candidatos e o examinador pensaram que, quando me levantei, havia desistido.
Quando o examinador olhou a prova completa e correta, me levou imediatamente ao gerente de projetos para conversar e saber como eu havia finalizado "em tempo recorde" aquela tarefa. Expliquei que havia utilizado o comando BPOLY para calcular as áreas dos lotes e o comando AREA com a opção OBJECT e calculado as áreas a partir das poligonais geradas.
- Como assim? - ele perguntou.
Expliquei como fiz e ele me contratou, pedindo que eu ensinasse aos outros profissionais da empresa aquela "maravilha"...
Este é apenas um exemplo de como é importante conhecer os comandos que podem facilitar e otimizar as tarefas do dia-a-dia, ganhando um tempo precioso para finalizar um trabalho. E foi pensando nisso que criei este blog, com a intenção de auxiliar os profissionais da área a obterem o melhor desempenho possível no seu dia-a-dia.
O que é o comando BPOLY?
É um comando "oculto", que pouca gente conhece por não estar nas barras de ícones, (só se acessa o comando digitando na barra de tarefas) que gera uma poligonal com um clique dentro de uma área fechada. Estas poligonais servem para várias tarefas, como hachura, cálculo de área, cópia das poligonais para outro desenho, etc.
Como utilizar o comando BPOLY?
Na linha de comando, digite BPOLY <enter>. Aparece então a caixa de diálogo "Boundary Creation", onde se pode escolher que tipo de objeto e onde será criado. Deixe tudo como está na imagem abaixo e clique em "Pick Points".

A caixa de diálogo se fecha e na tela de desenho, clique dentro das áreas que você deseja obter as poligonais. Para cada clique será gerada uma nova polyline, então, no mesmo comando, podemos criar todas as poligonais que precisarmos.
Uma sugestão é que se crie uma nova layer e que se crie estas poligonais nesta layer, pois assim se pode deixar as poligonais congeladas se for o caso.

Pronto! Foram criadas no exemplo 5 poligonais e o desenho original está mantido.
Agora você pode usar estas poligonais para calcular as áreas, por exemplo.

No próximo post mostrarei como utilizar as opções do Comando AREA para calcular a partir das poligonais, somar, subtrair áreas de maneira fácil, sem precisar de nenhum outro comando, anotar ou usar uma calculadora.
Espero que esta dica seja útil no seu trabalho e fique à vontade para enviar dúvidas e sugestões de comandos, compartilhar seus conhecimentos e trocar experiências sobre esta ferramenta maravilhosa que é o AutoCad!
Inclusive, eu adoraria saber a sua opinião sobre os posts que já estão disponíveis no blog, então fique à vontade para deixar seu comentário!
Comments